O uso dos óleos essenciais têm cada vez mais se tornado uma unanimidade entre as pessoas. Com várias formas de utilizar, também tem sido referência para diversas áreas.

Os egípcios já usavam óleos essenciais específicos no processo de mumificação e em cerimônias de celebração. As substâncias extraídas das plantas eram muito valorizadas e muitas vezes eram utilizadas como moeda de troca.

Isso porque, durante sua utilização, os óleos ativam a região do nariz, responsável pelo cheiro, enviando, na sequência, uma mensagem para o cérebro através do sistema nervoso. Quando chega ao cérebro, o aroma do óleo emite uma mensagem ao sistema límbico, que desempenha um importante papel na área relacionada às emoções. 

O aroma atinge também o centro do sistema nervoso simpático e parassimpático, que são reguladores do sono, do apetite e da temperatura corporal, além das funções intelectuais.

Os óleos essenciais são o principal elemento da aromaterapia. Sua concentração, além de exalar um perfume, oferece benefícios para a saúde, o bem-estar e os equilíbrios mental, físico e emocional. 

 

Como são extraídos os óleos essenciais

Desde que os benefícios dos óleos das plantas foram descobertos pelos povos antigos, o líquido começou a ser extraído de folhas, flores, sementes, caules, raízes e outras partes das plantas. Na época, eles eram usados para saúde e fins estéticos e espirituais. 

Para que o produto seja puro e de qualidade, a forma de extração exige um trabalho minucioso e realizado com muito cuidado. A qualidade do óleo depende muito da forma como ele é extraído, uma vez que danos na forma de extração causam alterações na ação efetiva e em suas características naturais. 

Neste sentido, o primeiro passo da extração é a obtenção da fragrância das plantas, que são chamadas de essências. 

 

Entenda as formas de extração dos óleos essenciais

Confira as principais formas de extração dos óleos essenciais:

 

Destilação a vapor

Este é o método mais utilizado para extração do óleo das plantas, que se resume em colocar a parte da planta em água quente ou aquecida por vapor. Assim, o óleo ou composto é liberado. 

 

Hidrodifusão

A extração por hidrodifusão é um tipo de destilação a vapor. Essa forma de extração ocorre quando o material vegetal é seco e não sofre interferências da temperatura da ebulição. Desta forma, o vapor é aplicado a partir da parte superior do vegetal, atingindo-o de forma mais completa. 

 

Hidrodestilação

É o método padrão de extração do óleo essencial de flores ou madeiras. É usado para isolar produtos naturais não solúveis em água com alto ponto de ebulição. No processo ocorre a imersão completa dos materiais vegetais até a sua fervura. O vapor que sai é condensado até se transformar em uma fração de água.

 

Formas de uso do óleo essencial 

Veja algumas formas de se usar os óleos essenciais:

 

Difusão

Trata-se da evaporação do óleo. Pode ser usado no quarto enquanto você dorme ou no seu ambiente de trabalho. 

 

Escalda pés

Coloque cerca de 10 gotas do óleo para cada 5 litros de água quente em um objeto que caiba seus pés. Deixe os pés dentro do recipiente de forma que os vasos sanguíneos se dilatem.  

 

Massagem aromática

Este tipo de massagem serve para reduzir o estresse e proporcionar o relaxamento muscular. Ao estimular a circulação sanguínea, realizam importantes funções no sistema linfático.

 

Inalação direta

É muito eficiente para quem tem problemas respiratórios. Além da forma direta de inalação, é possível que obtenha benefícios através de um banho de vapor.

 

Compressa aromática

A compressa, fria ou quente, contendo os óleos, é aplicada diretamente na parte onde você sente dor ou desconforto. Podem ser aplicadas duas gotas de óleo para cada meio litro de água. 

 

Cosmético

Utilizado na forma de gel, cremes, loção ou como cosméticos naturais. Os óleos perfumam shampoos, sabonetes, cremes e detergentes.

 

Conheça a linha de óleos essenciais da Forever

A Forever lançou recentemente sua linha de óleos essenciais. São quatro opções extraídas do que a natureza tem de melhor. Saiba quais os aromas a Forever tem disponíveis:

 

Lemon

O limão está entre os óleos mais conhecidos e amplamente divulgados e utilizados no mundo. É usado há séculos para afastar os insetos, desinfetar e limpar através do seu aroma.

O óleo essencial de limão é feito com frutas colhidas à mão, que são curadas cuidadosamente até que o óleo seja extraído. 

Quando os ingredientes são prensados a frio, os óleos contidos na casca da fruta são liberados e cuidadosamente raspados. As raspas são colocadas em uma centrífuga, para que o óleo seja separado dos ingredientes sólidos. O resultado é puro e impressionante. 

 

Lavender

 

A lavanda é uma planta extremamente poderosa, que vem sendo usada desde a Grécia Antiga. Desta forma, muitas histórias bíblicas mostram a planta, a flor e o aroma na preparação de templos para cerimônias religiosas.

O aroma único e delicado da lavanda remete a sensações de calma e relaxamento. A planta é cultivada e colhida na Bulgária, com clima e solos favoráveis.

Experimente a sensação calmante do óleo essencial de lavanda diluindo uma gota na palma da sua mão. Em seguida, inale o aroma floral e esfregue nos pulsos e nas têmporas para ter um efeito mais eficiente. O óleo de lavanda também é perfeito para difusor. Faça isso antes de dormir, sinta um relaxamento das tensões do dia e prepare-se para uma tranquila noite de sono.

 

Peppermint

O óleo essencial Peppermint da Forever é feito com folhas colhidas no sopé do Himalaia, na Índia, onde o clima e o solo produzem peppermint potente e de alta qualidade.  

O resultado é um aroma puro e fresco para despertar os sentidos. Assim, a aromaterapia com peppermint tem um impacto profundo na nossa memória e até no nosso humor. 

 

Defense

O óleo essencial Forever Defense é uma mistura trabalhada com muita habilidade nas combinações da natureza, como cravo, laranja, casca de canela, alecrim, olíbano, eucalipto e zimbro. Cada planta foi escolhida para promover uma sensação de resistência e vigor, ao mesmo tempo que ajuda a imunidade. 

A Forever trabalhou com cientistas, agricultores, aromaterapeutas e botânicos para encontrar e obter os óleos mais importantes da natureza. São utilizadas flores, frutos, sementes, cascas e até as raízes das plantas para fazer os melhores e mais eficientes óleos.

 

Conclusão

A importância e a diversidade dos benefícios dos óleos essenciais não são novidade. Técnicas de extração e seu uso vêm de milênios, sendo usados para diversas finalidades.

A Forever lançou no Brasil sua primeira linha de óleos essenciais, que já estão sendo comercializados. Entre em contato com o seu FBO e conheça.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.