Os cuidados com beleza e saúde têm crescido, assim como a busca por soluções naturais, como a Aloe vera, também conhecida como babosa. Saiba mais sobre esse mercado em expansão.
Nos tempos primórdios, a babosa era utilizada em tratamentos de beleza das rainhas egípcias, como no cuidado com a pele e o cabelo. Também eram usadas em ferimentos dos soldados da época. As propriedades medicinais da planta são exploradas há séculos.
É possível encontrar relatos do uso da planta entre as civilizações antigas, até em citações bíblicas, mostrando como a planta era utilizada já naquele tempo.
Atualmente, a Aloe vera é bastante utilizada, principalmente, na produção de cosméticos de uso tópico. Essencialmente, para isso, se utiliza a parte interna da folha da planta, onde se encontra um gel bastante denso, rico em água, açúcares, proteínas e vitaminas, que são essenciais para os efeitos positivos da babosa.
A indústria cosmética vê a Aloe vera como uma planta base para diversos produtos de beleza. Entre os mais comuns estão os cremes hidratantes para o rosto e o corpo, limpadores de pele, loção para fortalecer o couro cabeludo. Ainda ajuda a evitar queda de cabelo, desodorantes, loções pós barba, shampoos, sabonetes, entre outros.
Conhecendo a folha de Aloe vera
As folhas de Aloe vera são divididas em três partes:
- A primeira é o látex, o suco extraído da porção externa;
- A segunda é a parte de dentro da folha, que contém o gel utilizado na fabricação dos produtos com Aloe vera. Esta parte é constituída por água e outros 70 componentes, como vitaminas A, B e C, aminoácidos, cálcio, zinco, potássio, magnésio, enzimas e carboidratos.
- Já a terceira camada é formada pela cutícula, também na parte externa da folha.
Com esta composição, o que mais influencia para um produto final de qualidade são: formas de colheita, armazenagem, manipulação e, claro, a fabricação do cosmético.
Aloe vera como mercado promissor
Um novo relatório da Expert Market Research intitulado Global, Aloe vera Gel Market Report and Forecast 2021-2026 faz uma análise profunda dos rumos desse mercado. Neste sentido, a análise acompanha a tendência do setor com grande aumento da demanda e estuda seu impacto no mercado global.
O estudo aponta um crescente uso do gel de Aloe vera em diversas formas de aplicação. Ainda, identifica uma maior conscientização com relação aos benefícios da planta, fazendo com que o seu comércio siga em expansão.
Um dos motivos são os diversos estudos científicos comprovando as qualidades da Aloe vera nos tratamentos facial, corporal e capilar. Isso tudo tem aumentado significativamente a procura por produtos à base da babosa. Neste sentido, as indústrias têm buscado ampliar a lista de cosméticos produzidos a partir da planta.
Além disso, sabemos que a sociedade passou por mudanças profundas nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia do Covid-19. Isso se refletiu tanto no comportamento do consumidor, que tem se preocupado cada vez mais com a saúde, como nas relações de trabalho e uma consequente busca por mais qualidade de vida. Exemplo disso é um levantamento do SEBRAE que mostrou que 2021 foi o ano recorde em relação à criação de microempresas. Foram cerca de 682 mil novas microempresas, além de 3,9 milhões de novos MEIs.
Conclusão
Neste conteúdo, mostramos como a procura por produtos à base de Aloe vera tem aumentado em função dos inúmeros benefícios comprovados para seu uso externo.
Ou seja: é um mercado promissor para investimento e tem projeção de um grande crescimento para os próximos anos.
Em nosso blog, você encontra mais informações sobre as mudanças do mercado e os benefícios do/da Aloe vera. Continue acompanhando!