Com o surgimento da tecnologia, novas formas de mostrar seu produto trouxeram oportunidades  que antes não existiam. Com as redes sociais, tudo ficou mais dinâmico, menos trabalhoso, mais rentável e com menos custo.

Atualmente, não há uma empresa que possa afirmar que não depende da tecnologia, do sistema on-line, de sites ou de redes sociais para realizar suas vendas e apresentar seus produtos. Uma estratégia de marketing digital eficaz permeia o mundo dos negócios e, de alguma forma, você precisa estar inserido nesse contexto. 

Pesquisas apontam que mais de 70% das pessoas entrevistadas, antes de comprar qualquer coisa, procuram informações na internet. Ainda, os dados mostram que 93 milhões de pessoas no Brasil fazem uso das redes sociais.

Para atingir milhões de usuários ativos, é preciso criar uma estratégia de marketing nas redes sociais após entender onde seu público alvo está estabelecido, quais os canais mais usados e, a partir daí, começar a apresentar seu produto ou negócio e buscar clientes.

Vamos destacar uma série de ações que você precisa botar em prática ao se lançar efetivamente em cada rede social:

 

Tenha objetivos e metas estabelecidos

Se está dentro do seu planejamento aumentar seus resultados, então primeiro você precisa estabelecer como fazer isso, quais ferramentas usar e o quanto você quer melhorar. 

Definindo isso e sabendo quem é seu público alvo, você precisa fazer um estudo para entender quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e onde encontrar essas pessoas, seja no Facebook, no Instagram, no Whatsapp, no Twitter, em uma ferramenta de mensagens instantâneas ou em algum outro canal.

 

Escolha a rede social mais apropriada para seu negócio

Cada rede social tem uma finalidade diferente, por isso você precisa saber qual o melhor lugar para desenvolver seu negócio. Por exemplo, o Twitter é o local para textos curtos, o Instagram trabalha mais com imagens e vídeos e o Facebook é um meio termo de imagens, vídeos e textos.

Já no Whatsapp, você tem a possibilidade de conversar com o cliente de forma instantânea, enviar imagens de produtos, vídeos e fazer chamadas de vídeo ou de voz. 

Outra possibilidade dentro do Whatsapp é criar grupos de afinidades semelhantes para enviar informações, conversar, sanar dúvidas e efetivar vendas. 

 

Elabore e fomente seus canais com conteúdos relevantes

É preciso falar a linguagem do cliente através de conteúdos feitos exclusivamente para este fim com base em materiais de fácil compreensão e de relevância. Ainda que não seja destinado para a venda em si, um texto que contém dicas e explicações pode ser recebido de forma positiva e gerar engajamento e relacionamento. 

Com informações corretas e pertinentes, você gera mais credibilidade e, com certeza, contribuirá na efetivação de sua venda ou negócio.

 

Faça um planejamento de seus posts

Antes de começar a usar as redes sociais para mostrar e vender seu produto ou serviço, faça um planejamento de seus posts. Elabore um cronograma de postagem, intercalando produtos, serviços, informações, imagens e vídeos, de forma que não fique cansativo para quem acompanha. 

Além de manter as postagens em dias programados, observar o horário que mais funciona para seu público também é bastante importante. Dicas sobre os melhores horários podem ser encontradas em vários portais da internet.

 

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Ter cordialidade com seus clientes é o primeiro passo para manter um relacionamento de negócios saudável. Assim, você desenvolve mais confiança e credibilidade com o que você faz e posta. Assim, o cliente mantém-se próximo e aberto ao diálogo. 

É preciso ter sempre em mente que usar as redes sociais não se resume somente ao momento da conclusão do negócio, mas começa muito antes, desde a criação de um vínculo com o cliente até quando ele estiver pronto para comprar. 

Adicionalmente, mesmo após a compra, é necessário manter o manter satisfeito com o negócio, estando disponível para responder as dúvidas que possam surgir. Com o cliente feliz, ele será um propagador do seu produto ou negócio e outras pessoas terão a vontade de adquirir aquilo que você está vendendo ou apresentando. 

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