Esta planta milenar, popularmente conhecida como babosa, é usada para diversos fins. Neste conteúdo enumeramos uma série de benefícios do Aloe vera

A planta Aloe vera, também conhecida como babosa, tem inúmeros benefícios quando se fala em cuidados com a pele e o cabelo, mas também é muito utilizada pelos arquitetos e designer de interiores no paisagismo já que é de fácil cultivo, pois requer pouca rega. Este é apenas um dos benefícios da aloe vera, mas existe uma série de formas de utilizar o gel da babosa. Acompanhe:

 

As mil e uma utilidades da babosa

Muitos produtos que usamos diariamente tem em sua composição Aloe vera. São cremes hidratantes, sabonetes, gel de limpeza e o próprio álcool em gel com babosa adicionada. Assim, a planta foi uma das preferidas de Cleópatra e ficou conhecida no Egito como a planta da imortalidade, por ser muito usada e por seus resultados surpreendentes no trato da pele e do cabelo.

Vamos enumerar aqui alguns dos principais benefícios da Aloe vera, veja:

 

Muito útil no tratamento de picadas de insetos

O gel da babosa promove sensação de alívio às picadas de insetos, principalmente de pernilongos. Você deve cortar a folha da babosa, raspar o gel que tem dentro e deixar em cima da área afetada. Em pouco tempo, o aspecto avermelhado e o desconforto da coceira e da ardência somem. 

 

Anti-inflamatório e cicatrizante

Pode ser que você até já tenha usado, mas muita gente não sabe que a Aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Desta forma, a função principal dela é regenerar a pele, por isso pode ser usada em acnes, machucados, queimaduras e manchas da pele. Mas antes de aplicar na área machucada, faça um teste em um local não afetado para observar se não há nenhuma reação alérgica.

Como tem função antibactericida, também pode reduzir os sintomas de inflamações ou focos de dermatite e feridas. 

 

Hidratante natural e combate às linhas de expressão

Nem sempre a humanidade contou com cremes hidratantes ou cosméticos que amenizassem as linhas de expressão. As mulheres usavam a babosa para cumprir esta função. Hoje, com a indústria de cosméticos bastante evoluída, com tecnologia avançada que ajuda a retardar os sinais do envelhecimento, a Aloe vera ainda faz parte da composição de grande parte destes produtos.

Isso acontece porque uma das qualidades da babosa é estimular a produção de colágeno, proporcionando aumento da elasticidade da pele, o que contribui para a redução das rugas. O gel da babosa é rico em vitaminas, enzimas, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias que auxiliam na hidratação e proteção da pele. 

Uma boa dica é adicionar a babosa a alguns produtos naturais para fazer esfoliação, como café, açúcar ou uma colher de sopa de mel. 

Ainda, a babosa é bastante indicada como coadjuvante no cuidado pós sol, agindo na pele que ficou exposta demais aos raios solares, proporcionando sensação refrescante e auxiliando na recuperação da pele danificada.

 

Gel da babosa para massagear a pele

Pela sua textura gelatinosa, a babosa é uma ótima opção para fazer massagens na pele. Para você que sofre de enxaqueca, o uso da babosa é indicado para fazer massagem nas têmporas, na nuca e nos ombros, proporcionando uma sensação relaxante. Mais que isso, óleos essenciais podem ser adicionados, dando um aroma agradável ao processo. 

 

Babosa para fortalecer o cabelo

Outro benefício importante da Aloe vera é auxiliar a evitar a queda de cabelo. Como o gel da babosa é rico em vitaminas e substâncias de ação hidratante, os fios se tornam mais fortalecidos, menos quebradiços e mais brilhantes. Além disso, o produto também é bastante indicado para reduzir o ressecamento do cabelo, devolvendo a vitalidade e a hidratação do couro cabeludo. Passe o gel da babosa no cabelo, puro ou com o seu condicionador, e deixe agir por uns 30 minutos. Para tirar o tratamento basta lavar o cabelo.

 

Adicionalmente, a Aloe vera está na composição de inúmeros cosméticos, como estimulantes de produção de colágeno, hidratantes, sabonetes e produtos para o cabelo. Percebeu os inúmeros benefícios da Aloe vera? Acompanhe nosso blog e saiba mais.