Cada vez mais as pessoas têm procurado entender como se tornar vegano. Afinal, o veganismo se baseia em um estilo de vida que tem como princípio básico diminuir a exploração e o sofrimento animal. 

A alimentação vegana não contém alimentos de origem animal, valorizando o consumo de plantas, folhas, grãos e outros nutrientes. Consequentemente, essa filosofia luta pela melhor sustentabilidade ambiental e pelo direito dos animais. 

Para te ajudar, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Conheça os alimentos veganos, como desenvolver uma boa transição e várias outras dicas. Boa leitura!

Conhecendo Os Alimentos Veganos

De modo geral, uma dieta vegana é aquela que se baseia na valorização de frutas, vegetais e grãos. Por isso, separamos uma lista com os principais alimentos utilizados no veganismo:

  • Frutas: Maçã, banana, morango, laranja, abacate e muitas outras;
  • Verduras e legumes: Espinafre, couve, alface, cenouras, batatas, brócolis, tomates, entre outros;
  • Grãos Integrais: Quinoa, aveia e trigo sarraceno; 
  • Leguminosas: Diferentes tipos de feijões, grão-de-bico e ervilhas;
  • Nozes e sementes: Amêndoas, castanhas, nozes, sementes de chia, sementes de linhaça e sementes de girassol;
  • Produtos à base de soja: Tofu, tempeh e leite de soja.

Ao contrário do que muitos pensam, a dieta vegana possui uma grande variedade de alimentos e possibilidade de pratos. Além disso, com o crescimento desse universo, é possível encontrar cada vez mais alimentos veganos.

Entre os mais populares, podemos destacar, o leite de origem vegetal, iogurte vegano, queijos, manteiga e até carnes veganas.  

Como Se Tornar Vegano: Planejamento Da Transição

Como toda mudança, a transição para a alimentação vegana deve ser gradativa e requer planejamento. Portanto, o ideal é trocar aos poucos os alimentos de origem animal, buscando alcançar uma melhora gradual. 

Assim, procure iniciar a transição diminuindo a quantidade de proteínas animais, como carne, peixe, frango e aumentar as porções de vegetais, por exemplo. Além disso, o estudo é fundamental para esse processo. 

Desse modo, pesquise bastante sobre o veganismo, seus benefícios e diferentes receitas. Em paralelo, comece a estabelecer algumas novas receitas e a experimentar novos alimentos vegetais, enriquecendo seu paladar e sua dieta. 

Vale destacar que em busca de conhecimentos mais aprofundados e para facilitar o processo de transição é fundamental o acompanhamento de um profissional, como um nutricionista. A partir disso, será possível não só obter melhores dicas para incrementar sua alimentação vegana como também um acompanhamento nutricional e médico. 

É Difícil Ser Vegano?

Como você pode ver até agora, a alimentação vegana oferece uma grande variedade de possibilidades. Entretanto, como toda dieta requer alguns cuidados e apresenta alguns desafios. 

Um dos principais desafios é resistir a possíveis tentações de alimentos que já estamos acostumados a comer. Por isso, é fundamental a troca gradativa da dieta, encontrando novas alternativas para saciar vontades e desejos. 

Além disso, alguns nutrientes podem ser mais difíceis de serem absorvidos através da alimentação vegana. Assim, é muito importante observar seu corpo, analisando os alimentos e seguindo um planejamento alimentar.

Outro desafio importante é a pressão social. Isso porque muitas vezes amigos e familiares não entendem os motivos que levam a essa escolha. Com isso, algumas situações desconfortáveis e pressões para comer alimentos de origem animal podem acontecer, seja em um restaurante ou em eventos como churrasco de família.

Contudo, com a possibilidade de conhecer novas receitas e substituir alimentos tradicionais por vegetais, ser vegano é muito prazeroso. Procure se manter nos seus objetivos e seguir, progressivamente, aumentando seu conhecimento sobre o tema.

Equilibrando Nutrientes Em Uma Dieta Vegana

O corpo humano requer uma série de nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Entre os principais, podemos destacar proteínas, ferro, cálcio e vitamina B12.

De modo geral, os alimentos mais ricos em vitaminas e nutrientes na alimentação vegana são: leite de soja rico em vitamina B12, vegetais de folhas verdes ricas em cálcio, feijões e lentilhas ricos em ferro e cereais e grãos ricos em proteínas.

O Que É Preciso Para Ser Vegano?

O ponto principal para ser vegano é o conhecimento. Afinal, quanto mais você entender sobre o tema e as possibilidades que os alimentos oferecem, mais fácil será a rotina do veganismo. 

Portanto, o primeiro passo de como se tornar vegano é criar o hábito de ler os rótulos dos alimentos, identificando suas propriedades e uma possível origem animal. 

Além disso, a compra consciente é essencial para o sucesso da transição e da alimentação. Por isso, os produtos veganos estão apresentando cada vez mais certificados e rótulos demonstrando suas especificações. 

Dicas para um estilo de vida vegano sustentável

O veganismo está presente em vários setores além da alimentação. Afinal, o cuidado com a sustentabilidade é amplo, indo para ambientes da moda, beleza e até produtos de limpeza.

Por isso, para uma vida mais sustentável é muito importante a adoção de um estilo de vida mais consciente e ecologicamente correto. Assim, é válido valorizar produções manuais e produtos veganos e sustentáveis.  

Conclusão

Agora que você já conhece tudo sobre como se tornar vegano, que tal colocar essas dicas em prática e melhorar a sua alimentação? Afinal, o veganismo é uma importante forma de melhorar a qualidade de vida de todos e valorizar os animais.

Além disso, fica claro que a alimentação vegana não é complexa, mas requer alguns conhecimentos e uma transição gradativa. Para continuar acompanhando outros conteúdos, acesse o Blog da Forever Living