Uma pele mal cuidada, ressecada ou oleosa demais, com rugas, é o principal sinal de envelhecimento. Atualmente, homens e mulheres têm buscado formas de retardar os efeitos da idade através da hidratação da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ter o hábito de  fazer a hidratação da pele pode distanciar você, não só do envelhecimento precoce, mas também de outros problemas causados pelo ressecamento da pele. Entre eles podemos citar:

▶️ Infecções;

▶️ Irritação e

▶️️ Descamação.

Qual a função da hidratação da pele?

Conhecer seu tipo de pele é o primeiro passo para entender e escolher os melhores hidratantes. Saber se você tem pele seca, oleosa ou mista define qual o produto ideal – lembrando que itens para o rosto devem ser diferentes dos destinados ao corpo. 

 

Entenda como é cada tipo de pele:

Cuidados com a pele seca

Identificar uma pele seca é bem fácil e não precisa de lupa ou ser expert. As características mais comuns são descamação, aparência de pele esbranquiçada, pequenas fissuras com coceiras eventuais, sensação de repuxamento, sensibilidade e textura escamosa. 

A pele seca tem essas particularidades porque tem um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem a quantidade ideal de óleo para lubrificação do órgão. Este problema pode ser causado por causas genéticas, alterações hormonais ou até fatores externos, como banho quente, esfoliação frequente, entre outros. 

Dessa forma, uma das primeiras dicas para melhorar o aspecto de pele seca é beber bastante água. A hidratação, além de aumentar a quantidade de água na pele, protege e incentiva a renovação celular, deixando uma aparência saudável e luminosa.

Adicionalmente, consulte sempre um dermatologista, que irá indicar um creme hidratante específico para esse tipo de textura de pele. 

 

Cuidados com a pele oleosa

As principais características da pele oleosa são o brilho intenso, a sensação de pele gordurosa e poros dilatados. Entre as principais causas da oleosidade na pele estão a lavagem excessiva do tecido, a utilização de produtos não indicados para este tipo de pele ou, por exemplo, usar água quente para lavar o rosto. Outras causas ainda podem ser alimentos com muito açúcar ou frituras, hormônios desequilibrados e exposição excessiva ao sol sem proteção.

Assim como a pele seca, que precisa de hidratação, a pele oleosa também precisa, uma vez que o brilho excessivo não quer dizer que a pele está hidratada. Assim, consultar um dermatologista também é indicado.

Cuidados com a pele mista

Não é porque a sua pele não é nem seca nem oleosa que não necessita de cuidados e hidratação. Para não comprometer nenhum dos lados, o segredo é seguir uma rotina de higienização e hidratação para melhorar os pontos fracos e deixar a pele sempre bonita e saudável.

Para ter uma pele hidratada e com aspecto de jovialidade, invista em:

⏩ Limpeza de pele;

⏩ Use hidratantes com dupla ação;

⏩ Faça esfoliação na parte seca e oleosa em dias diferentes;

⏩ Nunca durma com maquiagem;

⏩ Use protetor solar com textura apropriada para este tipo de pele.

Agora que você sabe como fazer uma boa hidratação da pele, que tal seguir essas dicas e ter uma pele bonita e saudável? Aproveite e continue acompanhando nosso blog para conhecer mais.