Você decidiu que quer ser dono do seu próprio negócio? Confira nossas dicas de como fazer a escolha do melhor nicho para você empreender
Empreender sempre foi e continua sendo uma alternativa buscada por muitos brasileiros que almejam melhores condições de vida. Ainda buscam uma vida com mais qualidade na sua rotina diária, flexibilidade de tempo e independência financeira.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o conceito de empreendedorismo está relacionado com a capacidade de uma pessoa em identificar problemas e oportunidades. Além disso, é preciso desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
Apesar de ser um desafio para quem decide seguir esse caminho, é importante ressaltar que o surgimento de novos empreendedores e empresários será fundamental para impulsionar a recuperação econômica brasileira. Como é sabido, toda crise possui suas oportunidades e aqueles que estiverem mais antenados tendem a sair na frente.
Nesse sentido, o primeiro passo é ler e estudar as recomendações de especialistas para entender como empreender: é preciso ficar atento às diversas áreas de conhecimento e habilidades indispensáveis para quem deseja iniciar nesse setor. Pois, além da capacidade técnica adquirida em sua história profissional, a pessoa deve considerar as atividades que envolvem “ter o seu próprio negócio”.
Na sequência, pesquise e aprenda sobre as várias opções de negócio disponíveis no mercado. Para empreender, você pode, por exemplo, optar pelo segmento de saúde e bem-estar. Ou, quem sabe, pelo de alimentação ou moda.
Neste conteúdo destacamos cinco setores que são tendência quando o assunto é empreendedorismo e trazemos dicas para você identificar o melhor nicho para começar o seu negócio. Confira:
Pets e jardinagem pode ser o melhor nicho para investir
O cultivo de plantas em casa e a adoção de animais, foram alternativas durante a pandemia para lidar com o confinamento e espantar o sentimento de solidão.
Os produtos voltados para essas áreas ganharam destaque para os apaixonados por plantas e bichos, criando novos hábitos na rotina dos donos.
Nos próximos anos, é esperado que esse mercado siga conquistando novos consumidores que encontram na jardinagem ou no animal de estimação, sentimentos de afeto e momentos de lazer, como melhor nicho para começar a trabalhar.
Dropshipping
No dropshipping, você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Seu negócio não possui estoque e os itens são comprados por encomenda assim que o cliente faz o pedido.
Mas por que alguém compraria de você se pode ir direto naquele que está com o produto?
Aí está o grande segredo do negócio: isso acontece porque o consumidor não tem acesso ao fornecedor. Ele precisa da figura do empresário, pois, no dropshipping, os artigos à venda não são encontrados com facilidade no mercado.
Sua tarefa, então, é identificar produtos com potencial interesse do seu público, especialmente considerando tendências de mercado e o melhor nicho para iniciar seu negócio.
Saúde e bem-estar
Saúde e bem-estar é um dos nichos mais lucrativos porque existe grande procura pela melhora na qualidade de vida em contraponto às questões que afetam a saúde física e mental da sociedade.
Durante a pandemia, o aumento do interesse pela melhora da saúde trouxe ainda mais destaque para esse setor, que explora temas como exercício físico, yoga, meditação, pilates, entre outras atividades.
Todo mundo espera encontrar uma rotina mais prazerosa, uma comida mais saudável e momentos de relaxamento, por exemplo. Inclusive, a área da beleza aliada ao autocuidado também entra como uma nova preocupação de saúde e bem-estar nesse meio.
Vestuário
Empreender neste ramo é uma opção interessante, pois são várias as possibilidades para públicos diversificados. Além de investimentos relativamente baixos, há uma grande aceitação no mercado e com retorno financeiro rápido.
Apesar disso, direcionamento e organização são fundamentais. Nesse sentido, leve em consideração o estilo da roupa, o público-alvo, a escolha de bons fornecedores, como montar sua vitrine de produtos, seu canal de vendas e hábitos de consumo. Depois disso, não deixe de criar seu plano de negócio.
Alimentação saudável
Outro hábito de consumo que deve continuar em alta é o ramo de alimentação saudável. De acordo com o Sebrae, o setor dobrou de tamanho nos últimos anos no Brasil: ou seja, sem dúvida é um candidato a melhor nicho para empreender.
Somado a isso, o relatório Vida Saudável e Sustentável constatou que, em 2020, 68% dos brasileiros pesquisaram sobre uma dieta mais sustentável. Ou seja, há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente.
Por isso, a venda de opções livres de glúten ou vegetarianas e veganas, por exemplo, é uma ótima oportunidade de negócio.
A oportunidade Forever Living como melhor nicho
Com o aumento da expectativa de vida e das preocupações de se manter uma rotina saudável, tornou-se maior a busca por melhor qualidade de vida. Isso impacta no número de pessoas praticando esportes e adotando hábitos alimentares mais saudáveis, o que torna uma ótima opção empreender no ramo de saúde e bem-estar.
Porém, é comum encontrar pessoas que decidem empreender, mas enfrentam dificuldades para gerenciar estoques e fornecedores, compreender sobre tributos ou desenvolver produtos de qualidade reconhecida.
É por isso que uma boa opção para quem busca flexibilidade de tempo, uma potencial independência financeira ou apenas uma renda extra no setor de saúde e bem-estar é tornar-se parceiro da Forever Living.
Com mais de 25 anos no Brasil, a empresa alia produtos de qualidade em áreas como beleza. Cuidados pessoais e nutrição com um plano de negócio pronto para qualquer pessoa em qualquer estágio de conhecimento.
Se você gostou deste conteúdo, continue acessando nosso blog e tenha mais informações.