Desde jovem é importante ter uma vida regrada, saudável e longe de vícios. Esta é uma das maneiras de manter a qualidade de vida na terceira idade. 

É certo que com a idade e com a aposentadoria pode vir também o receio ou a insegurança com relação ao futuro. A vida na melhor idade, como é dito atualmente para pessoas com 60 anos ou mais, é o momento de aproveitar para fazer coisas que antes trabalho, filhos pequenos e a própria rotina não permitiam.

Cada dia mais ferramentas e atividades que tragam mais qualidade de vida são descobertas e diferentes atividades físicas, novas gamas de alimentos saudáveis e passeios antes impossíveis passam a fazer parte da rotina desse grupo.

Para contribuir para que você tenha uma vida mais saudável e ativa na melhor idade, preparamos algumas dicas para você. Acompanhe:

 

Quando chega a terceira idade?

Em um passado não muito distante, uma pessoa com 60 anos era já considerada “velha”. Mas hoje, tanto mulheres quanto homens, com 60 anos, têm muito vigor para aproveitar a vida e fazer o que gostam. Muito disso se deve à consciência de que é preciso, ainda na fase jovem ou adulta, manter certos hábitos saudáveis.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, é considerado idoso, aquela pessoa que tem 60 anos ou mais. Mas em outros países esta faixa etária pode mudar, como em locais que consideram idosas as pessoas com 65 anos ou mais. Esta mudança se explica pela qualidade de vida das pessoas, pelo ritmo de envelhecimento dos países desenvolvidos e não pela idade cronológica.

Uma expectativa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, IBGE, é de que entre 2010 a 2050, a população de idosos no Brasil vai triplicar, atingindo um número superior a 66 milhões de pessoas. Já para 2030, a estimativa é que o número de pessoas com idade superior a 60 anos será maior do que o de crianças. Em função disso, a atenção e o cuidado com o bem estar na terceira idade está se tornando um tema recorrente, agora e nos próximos anos.

 

Dicas para ter mais qualidade de vida na terceira idade

Cuidar da saúde é geralmente a melhor forma de aumentar a sua expectativa de vida. Para tanto, adequar seu estilo de vida a um formato mais saudável pode trazer muitos benefícios para hoje e para o futuro. Confira abaixo o que é necessário para manter uma vida equilibrada:

 

Alimente-se de forma saudável

A quantidade e a qualidade do que você come geram grandes impactos na sua saúde e em seu bem estar, independente da idade. Hoje você pode não perceber os sintomas, mas quando atingir uma certa idade, o resultado da má alimentação vai chegar. No entanto, ainda são os idosos que mais precisam ter cuidado com a alimentação. 

Uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e rica em fibras, reduzindo o consumo de sódio, açúcar, e de gorduras, são o primeiro passo. Outros alimentos que precisam ser evitados ou terem sua quantidade consumida são carnes vermelhas, alimentos industrializados, doces e farinhas que devem ser substituídas por algo mais “magro”, como frango e peixe, integral e natural.

Com uma alimentação mais equilibrada, é possível prevenir quadros de desnutrição que são bastante comuns nesta fase da vida. Uma pesquisa demonstrou que 54,7% dos idosos que entraram no hospital estavam desnutridos e, com ações simples, todos podem saborear a saúde. 

 

Faça exercícios físicos

Para qualquer pessoa, o sedentarismo faz muito mal e, entre os idosos, esse problema é agravado. Além de aumentar os riscos de doenças crônicas, ainda acaba prejudicando a mobilidade e a locomoção das pessoas. Desta forma, é fundamental a prática de atividades físicas regulares. 

Algumas opções de exercícios físicos para esta idade são caminhadas, hidroginástica e até musculação, tudo sempre depois de realizar consulta médica, ouvir a indicação de um especialista e com acompanhamento. Além de movimentar o corpo, realizar atividades físicas contribui para a interação e socialização, criando e fortalecendo amizades, algo tão importante na vida de todos.

 

Cuide da saúde da mente

Além do corpo, a mente também precisa ser exercitada. Treinar a memória com jogos pode ser uma alternativa para fortalecer os neurônios e prevenir a degeneração. 

Outro cuidado que se deve ter em qualquer fase da vida é com o estresse e a preocupação excessiva, que afetam a qualidade do sono e prejudicam a saúde. Atividades relaxantes, como um hobbie agradável, facilitam a obtenção de uma vida melhor e mais tranquila. 

 

Vida social e familiar

A troca de experiências entre as gerações, seja familiar ou não, é uma das formas de manter a pessoa idosa ativa. Ao mesmo tempo em que ela conta as suas histórias de vida, ouve e aprende novidades com as pessoas mais jovens do seu convívio. 

Os mais velhos têm muito a ensinar e também muito a aprender nessa fase da vida.

 

Tecnologia a um toque

Apesar da tecnologia parecer um bicho de sete cabeças para muitos idosos, aplicativos e ferramentas têm sido desenvolvidos para esse grupo da população. Além disso, a tecnologia é uma aliada na socialização dos idosos, uma vez que aproxima pessoas e permite o contato com amigos e família.

 

Conheça o seu mundo

Viajar é bom em qualquer idade. Conhecer lugares, perto ou longe de casa e sozinho ou com amigos, é um dos remédios mais poderosos contra depressão, solidão, Alzheimer e outros males. 

Reúna os amigos, a família ou as pessoas que tenham as mesmas afinidades, faça um roteiro ou aproveite a vida com quem você gosta. 
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre bem estar e qualidade de vida.