Com a competitividade cada vez mais acirrada e ferramentas de gestão completas, é fundamental saber formar novos gerentes com competências extraordinárias para seu time
Buscar o alto desempenho dentro da sua empresa, é uma das maneiras de definir o crescimento de um time e de profissionais em específico. Alguns fatores se destacam e contribuem para que o nível de excelência seja atingido, como a motivação e paixão pelo trabalho, além de objetivos profissionais e para a empresa, bem estabelecidos.
Estes são alguns fatores que devem ser considerados ao formar os novos gerentes com alto desempenho, dentro da sua equipe.
Quando oferecer oportunidade de crescimento aos liderados?
Encontrar profissionais capacitados e com uma visão empreendedora, não só para procedimentos internos mas também com conhecimento de mercado, é fundamental para o bom andamento dos negócios. Saber extrair o melhor de cada profissional, observar as habilidades de cada um como poder de liderança, criatividade, bom relacionamento, são algumas das qualidades que devem estar presentes na rotina dos gestores.
Muitas vezes é possível encontrar os melhores líderes dentro da própria equipe, com conhecimento da atividade e identificação com a empresa. Mas é parte da função do líder, também, formar novas lideranças e saber extrair o que há de melhor em cada um, identificando o melhor momento e as peças mais adequadas para assumir uma nova função.
Após identificar os colaboradores que têm potencial para assumir um passo além e serem gerentes, é preciso iniciar a preparação e treinamento para assumir a função.
Durante o período de formação de novos líderes é preciso instigar e promover novas habilidades que ainda não foram despertadas e ao poucos, ir passando responsabilidades e acompanhar a forma como o candidato irá tomar decisões.
Para identificar as possíveis lideranças ou os novos gerentes que receberão a oportunidade de crescimento, para que sejam profissionais bem sucedidos, é preciso estimular algumas habilidades, como:
👉promover e desenvolver diferentes competências;
👉desenvolver empatia;
👉delegar responsabilidades;
👉estimular a autogestão;
👉reconhecer a equipe que lidera e suas potencialidades;
👉saber como estabelecer metas claras;
👉saber dar e receber feedbacks, entre outras.
Como destacar o perfil de um gerente entre o time?
Dentro de sua própria equipe de trabalho, um bom observador pode extrair várias pessoas com perfil de líder, que podem assumir um cargo de gerência. Mas os líderes não surgem do nada, de uma hora para outra e nem por acaso. São pessoas estimuladas que têm características marcantes e específicas que o diferem dos demais.
Para identificar um líder e reconhecer suas características, é preciso observar as atitudes diante da empresa e com os demais colaboradores, como:
Saber e poder influenciar
Saber orientar e fazer com que suas palavras, seus atos e ações sejam seguidos, saber influenciar sua equipe é uma das principais responsabilidades de um bom líder. É preciso reconhecer no líder uma pessoa que combina com a cultura da empresa e sabe seguir e disseminar esta ideia entre os demais liderados.
Visão de futuro do candidato
O recrutador pode avaliar a habilidade do candidato, quando faz perguntas sobre o futuro de um determinado tema. Alguns assuntos bem pertinentes, são sobre tecnologia, mercado de trabalho ou a visão que tem sobre o próprio mercado da empresa em que atua. Os líderes natos respondem estas questões com segurança e conhecimento de causa, de quem estuda e está atento ao que está acontecendo e ainda sugere algumas ideias para melhorar a gestão da empresa.
Ter conhecimento para tomar as melhores decisões
As decisões e as escolhas dos líderes afetam não só seus liderados como também os destinos da empresa que trabalha. Por isso, um gerente precisa estar muito bem preparado para tomar decisões estratégicas em momentos certos para gerar resultados positivos.
Ter uma boa comunicação
Manter um diálogo direto e simples quando for solicitado, mas também saber se comunicar com pessoas de todos os níveis de conhecimento e se fazer entender, é uma das características primordiais de um bom líder. Dar opinião, feedbacks sem ser arrogante, saber elogiar, reconhecer o bom trabalho, mas também saber como cobrar resultados melhores.
Falar em público, falar de sentimentos de planos e projetos faz parte da rotina de um gerente. Saber dominar a comunicação é fundamental.
Como acompanhar os liderados de perto?
Um bom líder deve saber gerir e se comunicar com sua equipe, transparecendo confiança, segurança e conhecimento. É sua função acompanhar os liderados de perto, ser acessível, receber, saber conversar, ouvir e emitir sua opinião e feedbacks quando necessário.
Como um bom gestor, você precisa ter conhecimento e conhecer o material humano que você lidera. Para isso é preciso acompanhar de perto os passos de cada um e ajudar a alcançar suas metas. Mas é preciso garantir que o trabalho seja feito em dia e sua equipe não fique à beira de um esgotamento psicológico.
Chame cada um em particular e entenda quais são as suas maiores dificuldades, como está a sua carga de trabalho. Se algo precisa ser removido da sua lista, ou se sua carga horária está muito menor do que as horas que precisam ser dispensadas para desenvolver suas funções que estão sob sua responsabilidade.
Para conhecer estas informações com maior propriedade, use ferramentas de gestão eficientes, para que o líder tenha condições de acompanhar o trabalho de cada um com maior assertividade. Com este conhecimento, o líder pode observar como está o desenvolvimento das atividades de cada um dos seus colaboradores. Esta avaliação oferece a possibilidade de orientar ou mesmo delegar mais funções para algum colaborador que está com tempo ocioso para e subtraindo de quem está sobrecarregado. Ainda é possível identificar as qualidades de cada um, mudando de função de acordo com as habilidades e maior facilidade em desempenhar outras funções dentro do esquema de trabalho.
Conclusão
Conseguir identificar, orientar, formar e preparar um bom líder dentro da sua própria equipe, é um ganho imensurável nos dias de hoje, porque você já está na metade do caminho. Isso porque você já tem um profissional que conhece a casa, sua cultura, metodologia, e apresenta as habilidades de um líder, é só se preparar para assumir esta função.
Além disso, se em seu time, você já consegue observar traços de um bom líder em alguns colaboradores, invista nisso. Desta forma, com certeza, oferecendo esta oportunidade e reconhecimento, será um gestor de confiança que saberá reconhecer e fazer jus a esta possibilidade de crescimento.
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